Áreas da Secretaria da Saúde

Secretaria da Saúde - Centro Administrativo

No Centro Administrativo funciona a Coordenação Geral da Secretaria da Saúde do Munícipio. Composta pelo Gabinete do(a) Secretário(a), Coordenação Administrativa e Vigilância em Saúde.

Unidades Prestadoras de Serviço

A rede pública de saúde de Campo Bom conta aproximadamente 230 funcionários, distribuídos em 13 postos de atendimento.

a) Unidades Básicas de Saúde (UBS): UBS Celeste, UBS Paulista.

b) Unidades de Saúde da Família (USF): USF Imigrante, USF Aurora, USF Operária (com duas ESF), USF Porto Blos, USF 25 de Julho, USF Rio Branco e USF Quatro Colônias.
c) Unidades de Saúde de Referência: Unidades de atenção especializada são:

- Centro Materno Infantil (CMI)
- Centro de Saúde Especializada (CSE)
- Centro de Saúde Mental (CSM)CAPSI

Além dessas unidades, há ainda uma Unidade Móvel de Saúde que presta atendimento clínico, pediátrico e de enfermagem no bairro Imigrante.

CEMMED - Central de Materiais e Medicamentos

- Coordenação da Assistência e Atenção Farmacêutica – Básica.
- Dispensação de medicamentos constantes na Relação Municipal de medicamentos Essenciais ocorre diariamente na Farmácia Comunitária.
- Dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial, pela Portaria 344/98 na Farmácia Comunitária e Centro de Saúde Mental.
- Cadastro de pacientes hipertensos e diabéticos atendidos nas UBS, recebimento e distribuição dos medicamentos enviados pelo programa, controle da dispensação da medicação aos pacientes.
- Distribuição e controle da dispensação de insulinas e morfina.
- Controle e dispensação dos medicamentos especiais e excepcionais, tiras reagentes e glicosímetros provenientes da Secretaria Estadual de Saúde;
- Encaminhamentos de processos administrativos para solicitação de medicamentos à Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica da SES.

NUMESC - Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva

O NUMESC é o primeiro Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva do Estado do Rio Grande do Sul. É responsável pela educação continuada e permanente aos profissionais de saúde (médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, técnicos de enfermagem e auxiliares de consultório dentário) bem como dos agentes comunitários de saúde e professores da rede municipal de ensino.
Capacitando e atualizando para qualificar os serviços de saúde.

NIDS - Núcleo de Informação e Documentação em Saúde

Foi implantado em 2006 junto ao NUMES. O Nids é o espaço destinado para o estudo individual ou coletivo e contempla a Biblioteca da Saúde.

CMS - Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde, tem por finalidade atuar na formulação e no controle da execução da Política Municipal de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias, e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.
É composto por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, é um órgão integrante do Sistema Único de Saúde – SUS - e da Secretaria Municipal de Saúde e do Meio Ambiente, de natureza colegiada, deliberativa e permanente, criada pela lei municipal n° 1779/1997, alterada pela Lei Municipal n° 2844/2005, em conformidade com as disposições das Leis Federais 8080/1990 e 8142/1990.
Reuniões: 2ª terça-feira do mês, às 18:30, no auditório do Centro Administrativo.