Habitação

Como parte integrante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh) o Departamento de Habitação desenvolve, administra e gerencia políticas de habitação para o município de Campo Bom. Entre suas funções, está a de gestão do Fundo Municipal de Habitação; administração de loteamentos populares e sociedade comunitária; entre outros. O Departamento de Habitação é responsável pelos Programas e Projetos Habitacionais do município que compõe 27 Bairros e 8 Loteamentos Populares: Aurora, Rio Branco, Sempre Unidos, Vila Nova, Esperança, Morada do Sol, 4 Colônias e Nova Aurora. Campo Bom também possui dois Residenciais do PAR em parceria com a CEF, no total de 272 apartamentos. Além disso, existe o Programa Minha Casa Minha Vida, que já possui inúmeras famílias cadastradas e está em fase inicial de implantação.

Horário de atendimento: 12h30min às 18h30min

Endereço: Avenida Independência, nº 800 Centro

Telefone: 3598 8600 Ramal: 8757

 

Conselho Municipal de Habitação

Dentro do Departamento de Habitação existe o Conselho Municipal de Habitação que foi fundado em 1999. Também foi criado o sistema municipal de habitação de interesse social, em 22/04/2009, com o objetivo de viabilizar para a população de menor renda o acesso a terra urbanizada e a habitação digna e sustentável , além de promover e implementar políticas e programas de investimentos e subsídios.

O sistema é composto por membros da comunidade, representantes do poder público municipal, representantes das associações de bairros e de entidades não governamentais. Atualmente o Conselho está desenvolvendo o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que faz um diagnóstico do setor habitacional da cidade e depois será desenvolvida uma metodologia que norteará as estratégias de ação do município no que diz respeito a implementação de programas habitacionais e obtenção de recursos .