Politica Pública de Leitura

A política municipal de leitura objetiva-se: a formação de uma sociedade leitora; dinamizar a democratização do acesso ao livro, revistas e jornais e seu uso mais amplo como meio principal na difusão da cultura e transmissão do conhecimento, fomento da pesquisa social e cientifica, conservação do patrimônio cultural do município e melhoramento da qualidade de vida.

Esta política se traduz em ações diversas nas Escolas Municipais, com a coordenação da SMEC e orientação das Equipes Diretivas, devidamente articuladas com a comunidade, para alcançar os objetivos propostos, objetividade e resultados positivos quanto às metas estabelecidas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura, Plano Municipal de Educação e Plano Nacional de Educação.

Objetivos da política municipal para a leitura

  • Criar o hábito da leitura nos alunos e familiares, utilizando recursos do orçamento municipal e realizando a coleta dos jornais em parceria com a iniciativa privada;

  • Difundir o hábito da leitura aos familiares dos alunos;

  • Estimular a circulação do jornal nos diversos bairros do município;

  • Desenvolver programas de estímulo à leitura através de todas as escolas e coordenações, envolvendo professores, funcionários e familiares;

  • Apoiar iniciativas das entidades associativas e culturais que objetivem a divulgação do livro e da leitura;

  • Democratização do acesso de toda a comunidade escolar aos jornais, livros, revistas e outros.

  • Fomentar à leitura e à formação de mediadores através de capacitações aos profissionais da Educação;

  • Valorizar o livro e demais recursos pedagógicos, desenvolvendo o zelo, a economia e a solidariedade no empréstimos de livros entre os alunos.

 

VALE-LIVRO

A Feira do Livroé um evento de incentivo à leitura para toda comunidade campo-bonense. Ocorre no mês de outubro, no Largo Irmãos Vetter. Todos os alunos da rede municipal visitam a feira.

Em 2010 tivemos grandes inovações: o vale-livro, cada aluno da rede municipal recebeu um vale-livro para  adquirir o seu livro  durante a Feira.

 

 

PARADA DO LEITURINO

A Parada do Leiturino visa facilitar e incentivar o acesso à leitura para os campo-bonenses, levando aos bairros a literatura, através da circulação, por toda a cidade, do carro alegórico “PARADA DO LEITURINO”.

 

PROJETO JORNAL  NA  SALA DE AULA: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO E A RESPONSABILIDADE  SUSTENTÁVEL.

Este projeto consiste em oferecer semanalmente  a todos os alunos do 3º ao 9º ano um jornal para leitura diária. Este exemplar,  após uso em sala de aula pelo professor e alunos,  é levado para casa para  leitura dos  familiares.

São 5.350 leituras realizadas semanalmente pelos alunos, multiplicados, em média, por mais dois leitores ( pais, irmãos,...), promovemos mais de 16.000 leituras semanais.

Além desse ótimo estímulo a formação de leitores e o acesso da leitura a toda comunidade escolar, temos um grande diferencial que é a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também engajada na proposta da sustentabilidade. Após a leitura do jornal pelos familiares, o exemplar retorna para escola onde é dado o destino correto que é a reciclagem.

 

 

PROJETO LER É SABER

O projeto Ler é Saber é uma parceria entre o Grupo Editorial Sinos , FEEVALE e  FACCAT com as Secretarias Municipais de Educação. Tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita dos alunos através de textos literários e não literários. Além disso, tem possibilitado aos professores a participação em oficinas, em que são discutidas as teorias que embasam as atividades de leitura e escrita.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura distribui, anualmente, para todos os alunos da rede municipal, 18.370 fascículos.