Programa Acolher

O Programa Acolher tem como objetivo Acolher, Proteger, Prevenir e Educar, oferecendo atividades de estudo, esporte, cultura e lazer, num ambiente de respeito e cooperação mútua, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e valores. Confira alguns dos projetos e atividades que fazem parte do Programa Acolher: 

Projeto Escolinhas de Futebol Campo Sempre Bom

Oferecido aos alunos da Rede Municipal e Estadual, dos 7 aos 15 anos, nos naipes masculino e feminino. Atende 1.000 alunos em 5 bairros

 

Projeto Vivenciando e Aprendendo o Esporte

Visa atender alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, principalmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade social. Conta com a parceria da FEEVALE/NH, nas modalidades natação, judô, voleibol, basquetebol, jogos com raquete (tênis, tênis de mesa e badminton), para alunos do Ensino Fundamental.

 

  

Bandas Marciais Escolares

Atendem todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, agrupadas em 7 núcleos, totalizando 450 integrantes. Através da música trabalham os diversos ritmos das etnias que formaram a cultura da nossa região.

 

Grupos Gaúchos

Os Grupos Gaúchos objetivam fortalecer a cultura local, promovendo a identificação do aluno com suas raízes, bem como a integração familiar/escolar e conseqüentemente a sua socialização.

 

 

Reforço Escolar

Atende alunos do Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano com dificuldades de aprendizagem, oportunizando a estes alunos o recebimento de atendimento individualizado.

 

Cursos Profissionalizantes

Compreende cursos de Informática e Aprendizagem no Comércio, em parceria com o Senac. Acontece nas escolas do 6º ao 9º ano, atendendo alunos da Rede Municipal e Estadual.

 

Curso de Inglês

Ofertado aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, dando todo o suporte para a aprendizagem da Língua Inglesa, com carga horária de 80h.

 

Escola de Arte-Educação

Desenvolver no aluno a competência estética e artística nas áreas pedagógicas, esportivas e culturais nos cursos de Flauta, Violão, Teclado, Violino, Balett, História em Quadrinhos, Artesanato, Teatro, Cinema, Folclore, Música, Dança, Ginástica Olímpica, Técnica Vocal, Street Dance, ABC das Artes, Artes Plásticas, Percussão e Psicomotricidade Relacional. Atende alunos das Três Redes de Ensino.

 

Escolinhas Esportivas

As Escolinhas Esportivas são programas contínuos, direcionados ao desenvolvimento das diferentes modalidades esportivas, que possibilitam a participação de um maior número de jovens. As atividades são o canal que proporciona uma relação de troca e de conhecimento individual. São oferecidas atividades nas modalidades de handebol, futsal, voleibol, basquetebol, pingue-pongue, atletismo, xadrez e natação.

 

 

Equipes Representativas do Município

As equipes são formadas com base nas Escolinhas Esportivas. Participam alunos das três redes de ensino qiue disputam campeonatos regionais e estaduais, nas modalidades voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete, xadrez, atletismo e natação. A organização das equipes envolve investimento como inscrições em torneios, fardamentos, hospedagem, transporte, alimentação, além de toda a infra-estrutura para o treinamento e aperfeiçoamento técnico-tático.

 

Escola Aberta

Escola Aberta é um programa do Ministério da Educação/UNESCO em parceria com o Município de Campo Bom. É desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental 25 de julho, Lúcia Mossmann, Esperança e Edmundo  Strassburger nos finais de semana, oferecendo gratuitamente à comunidade oficinas recreativas, culturais, esportivas e de lazer, melhorando a qualidade da educação, contribuindo para a construção de uma cultura de paz, reduzindo os índices de violência e aumentando as oportunidades de emprego aos jovens, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social.

  

Atividades Escolares complementares: Pedagógicas, Culturais e Esportivas

São atividades oferecidas aos alunos de cada Escola, através de Projetos encaminhadas à SMEC, com autorização de horas aos professores, para realização das atividades de Teatro, Coral, Dança, Treinos das Equipes da Escola, Monitores Ecológicos, Monitores Escolares, Dança com Cordas, Hora do Conto, Dança Gaúcha, Estação Climatológica, Peixe Dourado, Horta Escolar e Grafite.

 

Torneio Aberto de Xadrez Cidade de Campo Bom

Evento de caráter esportivo, cultural e educativo, com objetivo de incentivar a prática do jogo de xadrez, contribuindo para o surgimento de novos valores. É considerado pela Federação Gaúcha de Xadrez como o maior evento de xadrez do estado em número de participantes.