Projeto Floração – Núcleo Centro

O projeto Floração Para a Vida tem como objetivo o cultivo de flores e plantas nativas de forma a envolver alunos do município no processo que desenvolve a educação ambiental dos jovens. Ocorre desde o ano passado com internos do Lar Bom Samaritano onde as aulas são mais práticas do que teóricas e também servem como terapia para os dependentes químicos e portadores de necessidades especiais do Lar. Tanto no Bom Samaritano quanto para os alunos da rede municipal o objetivo é o mesmo: ensinar os princípios da preservação e de carinho para com a natureza.

A sede do projeto FlorAção está localizada na Av. Bibiano Trott esquina Av. dos Estados (Metzler). Lá ocorrem aulas práticas para crianças, mostrando o processo de cultivo e de produção de flores assim como a prática de permacultura e ecologia.

 

 

Dicas de plantio:

 

As mudas precisam de um pouco de água diariamente no verão, e a cada 2 dias no inverno;
 As flores também necessitam de luminosidade moderada. Lembre-se de não deixá-las diretamente expostas ao sol forte;
 Para manter a saúde das mudas é importante uma boa adubação. Para isso pode-se usar composto orgânico no lugar da terra, e adicionar cinzas de fogão a lenha ou farinha de osso como adubo natural. Também adubos líquidos NPK são ideais para manter a floração e as mudas saudável;
 A melhor hora para replantio é de manha cedo, ou bem de tardinha no pôr-do-sol,
 Ao plantar a muda, não enterre muito o caule e nem deixe as raízes expostas;
 Aperte a terra com as mãos deixando as flores bem firmes e eretas;
  As flores devem ser regadas em seguida ao replantio.