Projeto Peixe Dourado

Tem como objetivo sensibilizar a população da necessidade de promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, usando o peixe dourado como espécie bio-indicadora.

 

O Projeto Peixe Dourado, existente desde 2001, é mais um dos trabalhos resultantes da parceria entre a UNISINOS (pesquisa científica), COMITESINOS (mobilização social) e municípios. Em Campo Bom a Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho é a “Escola Pólo”.

Trabalho permanente: através das chamadas “Escolas Pólo”, distribuídas, atualmente, em 13 municípios da bacia do Rio dos Sinos. Estes espaços visam a divulgação dos resultados da pesquisa científica, utilizando a espécie bandeira como um ícone de sensibilização da população e vislumbrando a apropriação de informações sobre a necessidade de engajamento com a gestão dos recursos hídricos pela sociedade. Em Campo Bom o Projeto Peixe Dourado tem Sub-Projetos: 

 

 

Conhecendo os Banhados

Visa educar para uma vida sustentável no sentido de promover conhecimentos, competências, princípios, habilidades, valores e atitudes relacionados com a sustentabilidade, com vistas a satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações. A partir do desenvolvimento da educação ambiental, trabalha com os alunos da educação infantil, ensino fundamental, professores da rede de educação ambiental e comunidade em geral, do município de Campo Bom, informando as pessoas da importância das áreas de banhado, que são fundamentais para a melhoria da qualidade das águas dos ecossistemas vizinhos, pois absorvem o excesso das cheias, retiram a matéria orgânica e liberam água no período das secas.

 

 

 

Bolsa de Guarda chuva

Faça parte da história do seu futuro

Reutilizando os tecidos dos guarda-chuvas velhos, confeccionamos, em oficinas bonecas, capas de agendas, de cadernos, sacolinhas de lixo para carro e sacolas reutilizáveis, que poderão ser utilizadas para colocar as compras, diminuindo, assim, alguns problemas ambientais. Prolongando a vida útil do nylon e diminuindo o consumo de sacolas plásticas, estamos incentivando a reutilização dos tecidos descartados, desenvolvendo habilidades para trabalhar com artesanato, proporcionando uma fonte de renda alternativa e sensibilizando as pessoas a reutilizar diferentes resíduos, consumir de forma consciente, educando para a sustentabilidade.