Transporte municipal com novidades a partir desta segunda-feira

Ônibus rosa, tripulado por mulheres; veículo adaptado para bicicletas; 70% de frota nova, 100% de acessibilidade, 60% de veículos com elevador e bilhetagem eletrônica, integram as novidades do Consórcio Coletivo Campo Bom que passa a operar na cidade

 

A Prefeitura melhorou o transporte coletivo e Campo Bom terá um acréscimo de qualidade na oferta deste serviço a partir desta segunda-feira, dia 15, quando o Consórcio Coletivo Campo Bom (CCB) passa a operar as linhas municipais. O novo serviço – resultado da associação das empresas Viação Campo Bom e Stadtbus Transportes Coletivos (de Santa Cruz do Sul)  - promete inovar, a começar por um dos produtos que tem a cara de Campo Bom, a capital gaúcha das ciclovias: um ônibus-piloto com suporte para transportar bicicletas. Outra novidade é o ônibus rosa, com tripulação exclusivamente feminina e concebido para alertar sobre situações relacionadas à saúde e ao cotidiano da mulher. A nova frota chega preparada para receber a passagem eletrônica, sistema que entra em operação no dia 15 de setembro e que será iniciado, num primeiro momento, pelos portadores do Passe Livre Municipal. Uma campanha de orientação e esclarecimento a respeito do recadastramento deste público junto ao Consórcio Coletivo Campo Bom irá divulgar o funcionamento do sistema nos próximos dias.  A melhora na qualidade da frota e a ampliação das linhas atendidas pelo CCB – assunto que será debatido com a comunidade a partir de setembro – é  resultado da preocupação da Prefeitura em oferecer conforto e comodidade aos usuários. A forma de utilização dos coletivos não muda, exceto a partir do dia 15 de setembro quando os portadores do Passe Livre Municipal usarão o sistema de passagem eletrônica. Para os demais públicos a implantação será gradativa.

Solenidade - Na solenidade de entrega da frota dos 16 coletivos, na tarde de hoje, 15, o prefeito Faisal Karam enfatizou que o novo serviço representa um acréscimo de qualidade aos usuários e que sua implantação provoca mais ações positivas como a construção de rampas de acesso nas calçadas de toda a cidade, melhorias que se iniciam em carca de dois meses. Um projeto de iluminar as paradas de ônibus também está sendo desenvolvido pela Administração a partir de um piloto já em funcionamento em uma parada junto à Avenida dos Municípios. O prefeito também anunciou o processo de discussão com a comunidade para a ampliação de itinerários e  linhas oferecidas pelo CCB. "Será uma discussão racional, com a finalidade de avaliar o que será possível e de que forma. É lógico que todas as pessoas querem ônibus na porta de casa de hora em hora, mas tudo será discutido de forma racional para não gerar prejuízos, onerar custos e atender à comunidade". O diretor de Comunicação e Marketing da Stadtbus, Cristiano Machado, classificou como uma grande parceria a associação da empresa com a Viação Campo Bom, principalmente pela soma em qualidade que o serviço permitirá. Já o sócio-diretor da Viação Campo Bom, Antônio Carlos da Silva, lembrou que a parceria entre as duas empresas tem por finalidade qualificar o serviço e que este foi o motivo da parceria com a Stadtbus. Depois de conhecer a nova frota por meio de seis veículos estacionados em frente à sede do Centro Administrativo, os participantes da  solenidade deram uma volta de ônibus pelas principais ruas de Campo Bom, o que permitiu que a comunidade conhecesse algumas novidades da nova frota principalmente no que diz respeito ao visual dos coletivos. Alguns deles ostentam fotos de pontos turísticos de Campo Bom.    

 

 

Ônibus com suporte para bicicletas

Equipado com suporte para bicicletas em sua parte frontal, este coletivo se associa à proposta de qualidade de vida da Administração Municipal já que Campo Bom é a primeira cidade da América Latina a contar com uma ciclovia e é dona de uma das mais bonitas ciclovias do RS, recentemente iluminada. Inspirado em modelos europeus, a utilização do equipamento não terá custo adicional para o passageiro. Os objetivos da iniciativa são incentivar o uso do transporte público integrando meios, a prática do esporte, proporcionar a acessibilidade segura e confortável para aqueles que andam de bicicleta e fazem o trajeto diariamente.  Ao mesmo tempo em que colabora com a locomoção das bicicletas em seus ônibus, o CCB incentiva a prática do esporte. Além disso, transporte coletivo polui muito menos do que qualquer outra forma de transporte motorizado, e ao oferecer este serviço, o consórcio  também já auxilia na preservação do meio ambiente. No suporte é possível carregar até duas bicicletas, de maneira prática e fácil. A colocação leva aproximadamente 15 segundos.

 

Ônibus rosa  chama atenção para a saúde da mulher

Também integra a nova frota o Ônibus Força Feminina que, como o nome  sugere, é pintado nesta cor. Outro diferencial: a tripulação (motorista e cobradora) é exclusivamente feminina e também vestem rosa.  A proposta do ônibus é chamar a atenção da comunidade para situações relacionadas à saúde e ao cotidiano da mulher, especialmente ao câncer de mama, atuando, subliminarmente, como um gatilho destinado à proposta de conscientização para campanhas de prevenção relacionadas à saúde, violência, família, etc. e que serão pontualmente alvo de campanhas organizadas pelo consórcio e divulgadas na traseira do ônibus.

 

 

Acessibilidade e atenção a idosos

A comodidade dos passageiros especiais está contemplada com o novo serviço.  Nesse sentido,  toda a frota é  constituída de veículos adequados para atender a legislação de acessibilidade, sendo 60% adaptados também com elevadores para cadeirantes. Além deste diferencial, os coletivos possuem poltrona para obesos, que possibilitam o acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. O consórcio também oferece carros com sistema de parada com dispositivo luminoso para deficientes auditivos e botões que dão acesso à campainha a pessoas de baixa estatura. 

 

 Sobre a  Stadtbus Transportes Coletivos

A Stadtbus, sediada em Santa Cruz do Sul, é uma empresa em que a política de qualidade e a melhoria contínua refletem-se na mente de cada um dos seus colaboradores. A inovação constante gerada por soluções tecnológicas e a evolução permanente de produtos e serviços, a busca de clientes cada vez mais satisfeitos e um meio ambiente preservado com suas ações são os objetivos da Stadtbus. Considerada como referência em transporte coletivo no Estado, a empresa conta com uma equipe de mais de 300 profissionais e uma frota de mais de 130 ônibus. Leva sua marca e serviços ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso, estando presente em 14 cidades e sendo a maior empresa de transporte urbano dos Vales do Rio Pardo, Taquari e Jacuí. Veículos com motores ecológicos, mais eficientes e menos poluentes, adaptados de acordo com os padrões de acessibilidade, e inovações como internet dentro do ônibus, suporte para bicicletas, máquina de lavagem que recicla a água para o seu reaproveitamento na limpeza da frota, entre outras iniciativas de cunho social e ambiental, integram a proposta da Stadtbus, que agora une seus esforços e tradição à experiência e seriedade locais da Viação Campo Bom.

 

Sobre a Viação Campo Bom

Nascida em 1972, a Viação Campo Bom é uma empresa cuja missão é criar uma sistema de gestão pela qualidade total onde pontualidade, segurança e conforto sejam os fundamentos para se obter a qualidade dos serviços em transporte de passageiros. Com uma frota 23 carros, atua em Campo Bom há quatro décadas, cidade onde nasceu com uma frota de quatro ônibus, tendo sido a primeira em presa de transporte urbano da cidade. Seu slogan, na época - Rodando pelo progresso de Campo Bom - continua atual visto a filosofia por seus princípios de imagem que para empresa é um patrimônio a ser preservado e fortalecido, os colaboradores respeitados, disciplinados e comprometidos com a missão e princípios da Viação Campo Bom. Com relação à comunidade a empresa presta um serviço que prime a pelo respeito ao passageiro, renovação e conservação constante da frota para maior valorização do serviço prestado.   Trabalho, dignidade, justiça social, coesão comunitária e progresso pela via de esforço coletivo é o objetivo da empresa para torna-la solidaria.

 

Sobre o Consórcio Campo Bom

Nascido da união de duas empresas, a Viação Campo Bom e a Stadtbus, o Consórcio Coletivo Campo Bom, tem por finalidade prestar um serviço diferenciado a Campo Bom,  mostrando inovações em tecnologia como a bilhetagem eletrônica presente em todos os ônibus. O consórcio operacional do sistema de transporte prevê que as duas empresas atendam conjuntamente a todas as linhas da cidade, circulando em todos os bairros. A sede do CCB está localizada provisoriamente na sede da Viação Campo Bom, tendo já para setembro  uma central de atendimento no Centro da cidade. Em termos de gestão o consórcio é administrado pela empresa-lider, a Viação Campo Bom, sendo que a Stadtbus também possui uma gerência operacional na CCB em Campo Bom.

Notícia postada em 15/08/2011

Pesquisar