Nova rodoviária passa a funcionar neste sábado

Neste sábado, dia 3, entra em operação a nova estação rodoviária de Campo Bom, que passa a atender ao público em novo endereço, na Avenida Brasil, junto à Avenida dos Município, próximo ao Centro de Educação Integrada. A partir das 6h, os ônibus já estarão transitando no terminal rodoviário Hélio Nélson Weis, por onde devem chegar e sair diariamente cerca de 300 ônibus, resultado de uma média de mil embarques/dia. Todas as empresas de transporte público que utilizavam a antiga rodoviária, no Centro, permanecerão oferecendo seus serviços no novo terminal, nas mesmas linhas e horários. Houve alteração no itinerário de apenas três linhas da empresa Citral (veja anexo). Durante a semana a estação rodoviária vai operar das 5h às 22h. Nos sábados e domingos das 6h às 21h. A nova rodoviária possui uma área de 980 metros quadrados com banheiros, guichês para venda de passagens, lojas de conveniência, sanitários e cinco boxes de embarque e desembarque. A Prefeitura investiu quase um milhão de reais para erguer o prédio que foi inaugurado no dia 29 de dezembro do ano passado e aguardava documentação completa para poder funcionar. Com o novo espaço a população ganha abrigos cobertos para embarque e desembarque, assentos internos no saguão, área mais ampla e mais conforto. As empresas que irão explorar os serviços de lancheria no local serão definidas por licitação.

Alterações no itinerário

Usuários da empresa Citral terão alterações em três linhas de ônibus. No transporte intermunicipal Direto/Semi-direto, sentido Campo Bom/Novo Hamburgo, o ônibus irá pela Avenida dos Municípios até a Rodoviária, onde faz a rotatória e acessa a Avenida Brasil. Em seguida, ingressa na Rua Aimoré, na Avenida dos Estados e, por último, na Avenida Carlos Strassburger Filho até a RS 239. No sentido inverso permanece o trajeto atualmente realizado, seguindo direto pela Avenida Brasil até a Rodoviária.

Outro itinerário que muda é o do transporte intermunicipal (via Porto Blos), também no sentido Campo Bom/Novo Hamburgo. O ônibus passará pela Avenida dos Municípios indo até a Rodoviária, seguindo pela Avenida dos Municípios novamente, onde vai acessar a Avenida Presidente Vargas e, posteriormente, a Rua 20 de Setembro, acessando, também a Rua 15 de Novembro até a Avenida Brasil. Após o ônibus acessa as ruas Padre Julio e Ernesto Dorneles, mantendo um ponto de embarque e desembarque na antiga Rodoviária. Ele segue pela Avenida Adriano Dias, acessando a Avenida Brasil e se deslocando a partir desta no trajeto usual. No sentido inverso, a única mudança será a inclusão da nova Estação Rodoviária no percurso.

O último trajeto modificado será no transporte intermunicipal comum, também no sentido Campo Bom/ Novo Hamburgo (não via Porto Blos). O veículo virá pela Avenida dos Municípios até a Rodoviária, faz a rotatória, acessa a avenida Brasil, seguindo por esta, atendendo os pontos existentes, sendo o primeiro deles após a Rodoviária nova (em frente à Sociedade 15 de Novembro). Após, o coletivo acessa a Rua Wolfran Metzler até ingressar em Novo Hamburgo. No sentido Novo Hamburgo/Campo Bom também não haverá mudanças.

Notícia postada em 30/09/2009