Aulas gratuitas de hidroginástica beneficiam 200 idosos na piscina térmica municipal

“Aqui sempre tem música e o pessoal é muito animado. Já teve até um baile na piscina e todo mundo saiu dançando” conta a professora de educação física Regina Hoffmeister, 50 anos, que dá aulas de hidroginástica para cerca de 200 alunos da terceira idade nas piscinas do Centro de Educação Integrada (CEI) de Campo Bom. A cidade, que se destaca na região por investir em qualidade de vida, é uma das únicas do Estado a oferecer este tipo de atividade gratuitamente, valorizando as pessoas da melhor idade. Na piscina semiolímpica e térmica, os idosos campo-bonenses tem ao mesmo tempo uma terapia no tratamento de doenças e um momento de descontração. “Esse é mais um benefício que a Administração oferece gratuitamente à população. Sendo que essa terapia na piscina é um complemento que agiliza e qualifica o tratamento médico na maioria dos casos", destaca o prefeito Faisal Karam, lembrando que além da opção da hidroginástica, os integrantes da terceira idade também têm acesso gratuito a atendimento com médicos, nutricionistas e também remédios grátis.

Os 200 campo-bonenses da melhor idade que praticam hidroginástica estão divididos em 13 grupos que tem aulas uma vez por semana, durante 45 minutos, nas piscinas do CEI. Conforme a professora Regina, o objetivo é não deixar ninguém parado. “Aqui trabalhamos com a parte de equilíbrio, condicionamento físico e muitos exercícios que trazem inúmeros benefícios ao organismo dessas pessoas”, garante. Para ela, mais do que ginástica, a aula é um momento de descontração que estimula habilidades e postura.

Entre os alunos, as amigas Geni, 61, e Etelvina, 67, se divertem nas águas refrescantes da piscina, aproveitando as aulas de hidroginástica da turma das 15h de quarta-feira. “Venho nas aulas de hidro desde o começo, em setembro de 2009, e nunca faltei em nenhuma. Tenho problema de coluna, mas depois que comecei a fazer as aulas tem melhorado muito. Isso aqui é tão bom que a gente vai para casa se sentindo mais leve”, afirma Etelvina. Já Geni, também garante que os exercícios têm lhe feito muito bem para saúde. "Um espaços desses aqui, de graça, não é em qualquer lugar", disse. As duas aposentadas e seus 22 colegas fazem parte do grupo Hiperdia, do bairro Operária, que reúne pessoas com problemas como hipertensão e diabetes para tratamentos de saúde.

As aulas de hidroginática ocorrem às quarta e quintas-feiras na piscina térmica do CEI. Cada turma tem 45 minutos para se exercitar nas águas em aulas que são destinadas a integrantes dos grupos de saúde ligados às Unidades Básicas de Saúde de Campo Bom.

Notícia postada em 12/03/2010