Segundo Fórum Elas por Elas prestou homenagem à mulheres inspiradoras

Fazer o bem, proporcionar alegria, ser um elo entre a comunidade, que sempre é solidária, com aqueles que mais necessitam. Estes são alguns dos objetivos do grupo de Voluntárias Elas por Elas, que iniciou sua parceria no ano de 2017, contando com a primeira-dama do município, Kátia Orsi, a esposa do vice-prefeito, Márcia Nericke, assim como Márcia Vargas, Elisete de Oliveira e a fotógrafa Fernanda Hescher.

No sábado, 20, no auditório do Complexo Cultural CEI, aconteceu o 2º Fórum Elas por Elas - Mulheres que Inspiram. Foi uma manhã repleta de atividades para celebrar o universo feminino. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria de Saúde.

A abertura ficou por conta da Camerata, coordenada pelo professor Márcio André Riegel, sob a Regência do Professor Rondineli Lopes. O público pode prestigiar o repertório do erudito ao popular que executou Simply the Best (Tina Turner), Medley da Disney e Maria Maria, de Milton Nascimento, na voz de Graziela Pires. Já a recepção musical no saguão ficou por conta do saxofonista Fábio Boscardini.

Um dos pontos altos do evento foi a homenagem especial a doze mulheres com histórias inspiradoras, que foram conhecidas e homenageadas por suas histórias de vida, grandes exemplos de como podemos fazer das adversidades verdadeiras oportunidades de crescimento. Mulheres que tiveram muitas perdas e dramas, mas que trazem lições valiosas para outras mulheres. Histórias como a de Anália Goreti da Silva. A advogada, diante da necessidade da realização de um transplante de pulmão, nunca perdeu o sorriso cativante, a alegria e a positividade, sendo um exemplo de luta e persistência. Hoje, transplantada após uma longa espera, vestiu a camiseta da causa, visando sensibilizar as pessoas para doação de órgãos, já que esse ato pode salvar muitas vidas. Goreti é atuante na comunidade: participou do grupo fundador da fundação cultural de Campo Bom, gestora da Festa do Sapato por várias edições, membro da diretoria da UBEC, idealizadora e co-fundadora do apadrinhamento afetivo de Campo Bom. Segundo Goreti, o motivo que alavanca sua vida e que lhe inspira é sua família e ela é feliz em ver os filhos no caminho do bem.

Também foram homenageadas por suas histórias únicas Angelita Eccel, Clemi Trott, Cecília Ferreira, Alexandra Fernandes, Débora Trieweiller, Dejeane Arruée, Dilney Soares Capello, Isabela Kasper Kopittke, Maria do Carmo Ignácio, Noecy Gama Martins e Zeni Doge. Além dessas grandes mulheres, esse ano contou com uma novidade com o primeiro homem homenageado, Josué Henrique Bauer, por sua história de superação de vida e ainda força de estar sempre ajudando ao próximo.

Um grande público acompanhou o fórum que contou com palestras de saúde da mulher, ministrada por Suzana Ambros Pereira, médica, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em urologia. Atualmente secretária de Saúde de Campo Bom, Suzana falou sobre Saúde da Mulher, com enfoque nas DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), de forma voluntária dividiu um pouco do seu conhecimento e experiência. Para auxiliar na campanha do Outubro Rosa, que alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, o Grupo de Voluntárias Elas por Elas passou às mãos da Secretária de Saúde a doação de 38 ecografias mamárias.

segunda palestra foi provida por Andréa Crisitna Konrath, psicóloga clínica há 28 anos, palestrante, instrutora e facilitadora de grupos de estudo. Dona de grande espiritualidade e capacidade de ajudar o próximo com suas palavras e ações, falou sobre autoestima.

A apresentação de dança de Salão ficou por conta do casal Kika e Júnior, que levou ao ao palco um pot-pourri com os ritmos bolero, forró e samba de Gafieira. O encerramento do fórum foi com apresentação de piano Poliana Kleinkauf juntamente com Júlia Orsi.

 

Principais ações do Grupo Elas por Elas

Além do fórum, são várias ações concretizadas pelo grupo de voluntários, como: Campanha do Agasalho Itinerante (em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria de Educação); Jantar Beneficente Elas por Elas, em parceria com o CTG M’Bororé, onde foi arrecadado recursos para, em 2017, proporcionar uma festa de Natal para 90 famílias carentes do município, assim como, compra e doação de uma TV para a Casa de Passagem, Baile de Natal para Idosos e Doação de Brinquedos nos bairros da cidade, Jantar-Baile em parceria com o CTG M’Bororé e Grupo Carona. O valor arrecadado reverteu na compra de 80 pacotes de fraldas geriátricas e 500 litros de Leite doados à Liga Feminina de Combate ao Câncer, assim como materiais para sala de fisioterapia da APAE, Participação no projeto “Sopa Solidária” realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do Município, entre outros.

Notícia postada em 25/10/2018


Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta das 12:30 ás 18:30hs - Sexta-feira das 7:30 ás 13:30hs