Prefeitura de Campo Bom realizou XXIV Torneio Aberto de Xadrez

Concentração, memória visual, talento estratégico e paciência, esses são alguns dos requisitos para jogar xadrez. E com incentivo da Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), foi realizado o 24ª Torneio Aberto de Xadrez, que aconteceu sábado, 15, na EMEF Borges de Medeiros.

Cerca de 350 enxadristas de diversas cidades do Estado participaram da competição. O evento reuniu pessoas de todas as idades, desde os pequeninos até os veteranos.

Segundo o vice-prefeito, Beto Santos, que também participou do torneio, se trata de um esporte que trabalha a lógica, estratégia e, por isso, requer máxima atenção e cuidado. “O participante aprende como exercitar o nosso cérebro de uma forma divertida e inteligente. São desafios que fazem a diferença para avaliar qual o melhor movimento a ser feito em cada jogada e, assim, vencer o jogador oponente”, fala Beto

Para a titular da Smec, Simone Schneider, o torneio é um incentivo para os jogadores. “O ato de jogar xadrez reforça a tomada de decisões, capacita o raciocino, além de ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento cognitivo, ajudando a enxergar as outras possibilidades da vida”, diz Simone.

 

Sobre a competição

Os participantes foram divididos nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, adulto (acima de 17 anos) e veterano (acima de 50 anos) e as partidas disputadas em sistema Suíço, em cinco rodadas, exceto nas categorias sub 10, que tiveram mais de 70 inscritos (disputa em 6 rodadas), com 20 minutos para cada enxadrista.

Os dez primeiros colocados foram premiados, sendo que primeiro colocado de cada categoria recebeu o troféu e os demais receberam medalha.

 

 

Crédito das fotos: Julia Allgayer
 
Notícia postada em 17/06/2019


Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta das 12:30 ás 18:30hs - Sexta-feira das 7:30 ás 13:30hs