25º Torneio Aberto de Xadrez, promovido pela Prefeitura, tem campeão campo-bonense

A 25ª edição do Torneio Aberto de Xadrez de Campo Bom foi significativa não apenas porque a competição é referência no Estado, mas também por ter sido em uma modalidade diferente – totalmente on-line. Com apoio e chancela da Federação Gaúcha de Xadrez, o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) no último sábado (dia 25). O primeiro colocado da categoria Sub 12 foi o campo-bonense Cassiano Chagas Mello, de 11 anos. Essa é a segunda vez que o menino ganha destaque em uma competição de xadrez do Município. Em junho, Cassiano foi o grande campeão da Copa Campo Bom de Xadrez. “Estou me sentindo feliz, não esperava ganhar de novo. O torneio foi muito difícil, comecei perdendo, em último lugar na minha escola, depois comecei a ganhar”, conta o estudante, que jogou 49 partidas no último sábado.

A competição contou com o árbitro internacional Marcelo Konrath, além de participantes de mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul, somando 90 competidores. Ao todo, foram disputadas 1.716 partidas. “É super importante mantermos a realização desses eventos, mesmo durante a pandemia, porque nós temos muitos participantes que aguardam esse momento, e a gente precisa valorizá-los”, afirma a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider. Os enxadristas foram divididos em dois grupos para a disputa. O grupo 1 com as categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12 e Sub 14, e o grupo 2 com as categorias Sub 16, Adulto e Veterano.
A classificação final é dentro de cada categoria e a premiação garante troféu para os colocados em 1º e medalhas do 2º ao 10º lugar para os Subs e do 2º ao 8º para Adulto e Veterano. A retirada dos prêmios pode ser feita nas escolas municipais de origem dos alunos de Campo Bom e, para os demais participantes, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Rua 12 de Outubro, 123, Centro).

Confira no link a classificação de todas as categorias: