Campo Bom começa a vacinar pessoas com comorbidades nesta quarta

Pessoas acima dos 60 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose podem se vacinar agora

Campo Bom retoma a vacinação contra o coronavírus nesta quarta-feira (5), quando serão disponibilizadas cerca de 1.300 doses da Astrazeneca/Fiocruz, no drive-thru no Complexo do CEI e no Ginásio do CEI (para quem estiver a pé).  O atendimento será das 9 às 13 horas, ou enquanto houver doses, para pessoas com comorbidades, com idade entre 59 e 57 anos. Para que a quantidade de pessoas não ultrapasse o número de doses disponíveis, haverá distribuição de fichas no dia e local da vacinação. Já na quinta-feira (6), no mesmo local e horário, serão atendidas pessoas com comorbidades, com idade entre 56 e 55 anos completos.

As comorbidades incluídas nos grupos prioritários presentes no plano estadual de vacinação contra a Covid-19 são as seguintes:

Diabetes Mellitus (DM),

Pneumopatia crônica grave,

HAS resistente,

HAS estágio 3,

HAS com lesão em órgão alvo,

HAS associada a comorbidade,

Insuficiência cardíaca (IC),

Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP),

Doença Arterial Coronariana (DAC),

Valvulopatias cardíacas,

Prótese valvar,

Miocardiopatias e Pericardiopatias,

Doenças de Grandes vasos e fístulas arteriovenosas,

Arritmias Cardíacas,

Cardiopatia Congênita no adulto,

Doença Cerebrovascular,

Doença Renal Crônica (DRC),

Imunossupressão,

Câncer,

Hemoglobinopatias graves,

Obesidade grau 3,

Cirrose Hepática,

Síndrome de Down,

Gestação ou Puerpério com ou sem comorbidades.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para se vacinar a pessoa deverá apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação, carteirinha pré-natal para gestantes, certidão de nascimento/carteirinha de vacinação do RN para as puérperas e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o outro mora no endereço informado.

RECOMENDAÇÕES ANTES DA VACINA

- Não ter tomado qualquer vacina até 15 dias antes;

- Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

- Não ter tido resultado positivo de Covid há menos de 30 dias;

- Não estar com sintomas gripais.

O prefeito Luciano Orsi ressalta que a Prefeitura de Campo Bom continua aguardando a chegada de imunizantes CoronaVac/Butantan para a segunda dose de pessoas que já deveriam ter completado a vacina, considerando o período de 28 dias entre as doses. “Não temos medido esforços, buscando agilizar a vacinação. Seguimos as determinações do Plano Nacional de Imunização quanto aos grupos prioritários”, explica o prefeito.

O secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, diz que as pessoas acima dos 60 anos que, por ventura, não tenham conseguido tomar a primeira dose continuarão sendo atendidas nos dias de vacinação. “Também estaremos atendendo gestantes acima dos 18 anos, puérperas (até 45 dias após o parto) acima dos 18 anos e pessoas com síndrome de Down, também acima dos 18”, observa o secretário.

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Também segue a campanha da Vacinação Solidária, que está fazendo sucesso durante a imunização contra a Covid e contra a Influenza. Com o propósito amparar os campo-bonenses em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura está arrecadando alimentos não perecíveis nos locais de vacinação. Já foram arrecadados 1.115 quilos de alimentos e 190 litros de leite.

VACINÔMETRO

Campo Bom já aplicou 11.490 primeiras doses da vacina contra o coronavírus e 4.678 segundas doses. Isso significa que o município aplicou 88,5% das doses recebidas.