Campo Bom inicia vacinação para pessoas acima de 52 anos e segue vacinando professores neste sábado

Campo Bom inicia vacinação para pessoas acima de 52 anos e segue vacinando professores neste sábado

Também serão disponibilizadas primeiras doses para os grupos anteriores e segundas doses para quem fez a Astrazeneca em março ou antes

A Prefeitura de Campo Bom recebeu nova remessa de vacinas da Astrazeneca e, neste sábado, dia 5, dará mais um passo importante da imunização da população contra a Covid-19. Será disponibilizada a 1ª dose para pessoas residentes no município, acima de 52 anos, com ou sem comorbidades, e 1ª dose para professores dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior residentes em Campo Bom. Também seguirão sendo vacinadas pessoas dos grupos anteriores que ainda não puderam comparecer aos locais de imunização, como trabalhadores da saúde, pessoas com síndrome de Down, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades acima de 18 anos. Além disso, serão disponibilizadas segundas doses da Astrazeneca para quem fez a primeira dose em março ou antes. Devido a uma orientação da Anvisa, o imunizante Astrazeneca não é indicado para gestantes e puérperas.

“Temos conseguido muita agilidade na aplicação das doses recebidas, tanto pela presteza de nossas equipes de vacinadores, quanto pela resposta da população que atende nosso chamado e comparece para receber o imunizante. Em Campo Bom, 99,6% das doses recebidas foram aplicadas, por isso estamos chegando à faixa etária dos 52 anos”, diz, com otimismo, o prefeito Luciano Orsi.

O secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, reforça que o município está preparado para aplicar rapidamente grandes quantidades de doses. “A sistemática que montamos para a imunização tem dado muito certo e tenho certeza que neste sábado, com a quantidade de doses recebidas, vamos dar mais um passo importante no combate ao coronavírus”, observa o secretário.

A vacinação acontecerá no drive-thru do CEI para quem for de carro e no ginásio do CEI para quem estiver a pé, com mil doses em cada local, sendo que elas poderão ser remanejadas entre os locais conforme a demanda do dia. O horário de atendimento será das 9 às 13 horas ou enquanto houver doses. No dia e local da vacinação, serão distribuídas fichas.

Documentos necessários

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação (obrigatório para quem for fazer a segunda dose), comprovante de residência em Campo Bom e CPF ou cartão SUS. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, o titular deverá declarar por escrito que o vacinado reside no endereço informado. Profissionais da saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício na área da saúde, que pode ser crachá da empresa, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou carteira de registro do conselho. Professores deverão comprovar profissão com diploma, contracheque ou carteira de trabalho. As comorbidades/deficiências deverão ser devidamente comprovadas com cópia do laudo, da receita ou do relatório médico.

Recomendações antes da vacina

- Não ter tomado qualquer vacina até 15 dias antes;

- Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

- Não ter tido resultado positivo de Covid há menos de 30 dias;

- Não estar com sintomas gripais.

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Também segue a campanha da Vacinação Solidária, que está fazendo sucesso durante a imunização contra a Covid e contra a Influenza. Com o propósito amparar os campo-bonenses em situação de vulnerabilidade. Quem puder e quiser colaborar, basta levar um quilo de alimento não perecível ao local de vacinação.

Tags