Campo Bom supera o saldo negativo de empregos ocasionado pela pandemia em 2020

Com saldo positivo de 331 empregos gerados em novembro, Município garante o quinto mês consecutivo de mais admissões do que desligamentos

Campo Bom iniciou 2021 dando mais um exemplo da recuperação econômica que vem sendo apresentada nos últimos meses. Em novembro, pelo quinto mês consecutivo, a cidade mostrou resultados otimistas na geração de empregos, tendo alcançado um saldo positivo de 331 novos postos de trabalho criados. Os dados foram divulgados recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que calcula o saldo considerando a diferença entre as admissões e os desligamentos do mês. O prefeito Luciano Orsi explica que, com o resultado de novembro, o Município conseguiu superar o déficit de empregos causado pela pandemia do coronavírus, ultrapassando por 280 postos de trabalho o estoque que a cidade possuía em janeiro de 2020. “A pandemia nos trouxe muitos desafios e neste momento conseguimos superar um dos maiores, recuperando os empregos perdidos e alçando um número de admissões no ano maior que o de desligamentos. Vamos seguir trabalhando fortemente para manter o saldo positivo de empregos e tornar esse índice ainda mais expressivo, pois Campo Bom já é uma cidade favorável ao empreendedorismo e nós buscamos desenvolver ações para potencializar isso”, afirma o prefeito.

O resultado positivo é fruto das diversas ações que a Prefeitura promove por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em prol do empreendedor, conforme explica o coordenador da Secretaria, Airton Schäfer. “Procuramos oferecer mão de obra qualificada graças à capacitação que oferecemos aos nossos profissionais, atraindo empresas interessadas para o nosso Município. Também desenvolvemos ações para diminuir os processos burocráticos para nosso empreendedor, oferecendo todo suporte necessário através da Sala do Empreendedor”, explica. O setor que se destacou pelo número de contratações em novembro foi o da Indústria, com saldo positivo de 236 novas admissões, o que representa cerca de 71% do saldo positivo de empregos gerados no mês. Além disso, o maior número de empregados do período está na faixa etária entre 18 e 24 anos e possui Ensino Médio completo.

Foto: Maurício Chaves