Comunidade poderá realizar o cadastro SUS nas unidades de Saúde

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), informa que, a partir de quinta-feira, 6 de fevereiro, a comunidade campo-bonense poderá realizar em todas as unidades de saúde o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme exigência do Ministério da Saúde (MS). O trabalho de cadastro dos cidadãos de Campo Bom teve maior ênfase no final do ano passado, mas o serviço sempre foi oferecido no Protocolo do Centro Administrativo. Agora, visando manter os recursos do MS e evitando o corte de serviços à população, o sistema de cadastro foi estendido para todas as unidades de saúde.

A partir deste ano, o MS passa a adotar uma nova forma de cálculo para o pagamento dos recursos às cidades, levando em conta apenas os cidadãos cadastrados no sistema e-SUS e não mais a população total. Por isso, a convocação é para que TODOS os campo-bonenses realizem o cadastro, individual e domiciliar, e atualizarem o Cartão SUS. A atualização deve ser feita igualmente por quem possui o cartão permanente, com a inicial 7.

Como fazer - A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, ou o setor de Protocolo, no Centro Administrativo (Avenida Independência, 800), portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF, Certidão de nascimento ou casamento e comprovação de residência – conta de água, luz ou telefone.

Mesmo quem não utiliza as unidades de saúde, é indicado que faça o cadastro e ajude a garantir a manutenção dos valores repassados ao Município. Pessoas que não são de Campo Bom, mas que estiverem morando na cidade, também tem de fazê-lo, lembrando que, neste caso, é preciso atualizar o Cartão SUS.

Tags