Parceria entre Prefeitura e FEEVALE oportuniza formação continuada de profissionais da Educação

Uma parceria entre a Universidade FEEVALE e a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), visando suprir as necessidades de formação continuada de profissionais da Educação, oportuniza Especialização em Docência na Educação Básica e Especialização em Gestão Escolar.

Segundo a titular da SMEC, Simone Schneider, o projeto de incentivar a formação, em nível de pós-graduação, de pelo menos 50% da Educação Básica, corresponde à Meta 16 do Plano Nacional de Educação.

Saiba mais sobre cada uma das especializações:

Especialização em Docência na Educação Básica

O curso possibilita uma experiência reflexiva sobre as temáticas que envolvem a educação básica, proporcionando uma interlocução entre os saberes e oportunizando um espaço de reconhecimento das competências necessárias para a docência, incluindo a apropriação de procedimentos metodológicos que poderão contribuir para a prática profissional que possam potencializar o fazer docente em sala de aula.

O currículo está estruturado em três módulos de conhecimento, com uma parte da carga horária presencial e outra à distância.

Módulo I – Fundamentos da Educação (120 horas) formado pelas disciplinas:

 Conhecimento, Educação, Sociedade e Saberes Docentes

 Teorias de aprendizagem e Psicologia infantil

 Políticas da Educação Básica no Brasil na Contemporaneidade

Módulo II – Prática e estratégias docentes (120 horas) formado pelas disciplinas:

 Neuropsicologia e Aprendizagem

 Processos de aprendizagem e Avaliação na educação básica

 Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem

Módulo III – Ação Pedagógica na Educação básica (120 horas). Neste módulo o aluno poderá escolher três disciplinas entre as que são oferecidas de forma optativa. O módulo é formado pelas disciplinas:

 Multiletramentos (optativa)

 Aquisição da linguagem oral e escrita (optativa)

 Ensino Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental (optativa)

 Ação Psicomotora e os Processos de Aprendizagem (optativa)

 Projeto integrador e Reflexão sobre a prática (obrigatória)

Coordenação: Prof. Rosemari Lorenz Martins

Início das aulas: Março/2019

Local: As aulas presenciais ocorrerão nos Campus II e III da Universidade FEEVALE

Horário: De segunda a quinta-feira, não excedendo a dois dias de aula por semana, das 19h às 22h20

Investimento: R$14.400,00 – Valor total do curso (24x R$600,00)

Com 40% de DESCONTO convênio: 24 parcelas de R$360,00

Limite: 40 vagas.

Informações: especializacao@feevale.br ou (51) 3586-8885

Inscreva-se exclusivamente através do link:https://feev.as/52a8c17

Especialização em Gestão Escolar

O curso de Gestão Escolar, em nível de pós-graduação lato sensu, pretende atender às necessidades de gestores e educadores da Rede Municipal de Educação da Cidade de Campo Bom no que diz respeito à gestão escolar. Nessa perspectiva, o curso aborda conhecimentos relativos a fundamentos, políticas e aspectos gerais da gestão educacional; à gestão escolar e liderança e à gestão do conhecimento.

Módulo I (124 horas) – Fundamentos, Política e Gestão Educacional: contempla os principais conhecimentos relativos à estrutura de funcionamento das escolas e é composto por um conjunto de quatro disciplinas:

- Política educacional, Fundamentos Legais da Educação e Gestão Escolar

- BNCC, Referencial Curricular Gaúcho e currículo por competências

- Ética e docência

- Avaliação institucional

Módulo II (134 horas) – Prática da Gestão Escolar e Liderança: contempla os principais conhecimentos relacionados à gestão, enfatizando os aspectos relacionados à gestão financeira, à gestão administrativa e à gestão de pessoas, e é composto por cinco disciplinas:

- Gestão escolar: processos financeiros e administrativos

- Planejamento estratégico em gestão educacional e gestão de recursos financeiros

- Tecnologia: ferramentas de apoio à gestão

- Relações interpessoais e comunicação

- Liderança e Poder

Módulo III (120 horas) – Gestão do conhecimento: aborda temas relacionados às atividades especificas relacionadas a cada das funções que compõe a gestão escolar, enfatizando os aspectos pedagógicos e é composto por um conjunto de quatro disciplinas.

- Educação inclusiva

- Seminário

- Coordenação e orientação escolar

- Seminário integrador e Reflexão sobre a prática